terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vermicompostagem em Hotel de Luxo


O desenvolvimento e a implementação de tecnologia que permita a redução do consumo de combustíveis fósseis é, talvez, o tópico mais falado, no que diz respeito a estratégias de diminuição dos efeitos da mudança de clima.
Apesar de certos engenhos como carros movidos a hidrogénio, turbinas eólicas ou modos de aproveitamento da energia solar serem essenciais para evitar consequências negativas do aquecimento global, a longo prazo, poderemos apostar em outras técnicas mais acessíveis que, de igual modo, reduzem a emissão de gases de estufa.
É nesta perspectiva que o luxurioso Mount Nelson Hotel, localizado na Cidade do Cabo, África do Sul, se distingue: 20% do desperdício orgânico é actualmente tratado pelo processo de vermicompostagem.
As minhocas, responsáveis por reduzir o volume de lixo em 70%, produzem dois produtos altamente nutritivos (“chá” de húmus e vermicomposto) que são utilizados no hotel como fertilizante.
Este programa permite, portanto, que o referido hotel diminua substancialmente a quantidade de resíduos depositada em lixeiras ou aterros.
A energia que seria necessária para transporte dos resíduos e a libertação de dióxido de carbono e metano, resultantes da decomposição habitual, são também evitados.
Considerando o sucesso deste plano de tratamento de resíduos, programa-se que no ano seguinte se processe 100% do lixo orgânico em vermicompostores.
Este projecto constitui, certamente, um excelente exemplo para a África do Sul, nação essa que tem como meta cessar o uso de lixeiras, até ao ano de 2022.


Fonte: http://www.treehugger.com/files/2006/08/fighting_climat.php

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Húmus: O produto resultante



O húmus é o resultado do metabolismo das minhocas, rico em nutrientes e fauna, considerando-se um substrato de elevada estabilidade.

É um excelente fertilizante, completamente natural, que pode ser utilizado na agricultura, constituindo, até, uma fonte de rendimentos.
       
Seja ele produzido pela Natureza ou pelas minhocas, cumpre diversas funções quando aplicado nas plantas:

É um produto natural, produzido biologicamente e que não agride o meio ambiente, ajudando a manter o equilíbrio na microfauna dos solos;

Sendo fundamental na recuperação dos solo quando degradado, intervém nas propriedades físicas, químicas e biológicas do mesmo;

É uma fonte completa de nutrientes para as plantas, especialmente de azoto, fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que são responsáveis por manter o seu pH nos níveis indicados;

Regula a capacidade de retenção de nutrientes e água dos solos;

Previne, de um modo eficaz, mais de 200 pragas agrícolas (insectos, bactérias e fungos).


Análise Química

ppm = partes por milhão
mS = milisiemens
EC = Condutividade Eléctrica, mede a salinidade relativa ou seja, a quantidade de sais solúveis presentes na amostra.
* N (Nitratos) = Quantidade de azoto imediatamente assimilável


 
No processo de vermicompostagem, a água presente no composto escorre, trazendo substâncias fertilizantes nela dissolvidas (devido ao húmus).

Esse líquido (figura 1) é um fertilizante extremamente concentrado, viável para utilização na agricultura. Devido à sua elevada concentração, este líquido terá de ser diluído na proporção de uma parte para cinco partes de água, antes de ser utilizado.